quarta-feira, 15 de junho de 2011

CMS e Secretaria de Saúde realizam com sucesso a sua 4ª Conferência Municipal de Saúde





O Sistema Único de Saúde é uma conquista da sociedade brasileira. Ele é fruto da luta por um sistema de saúde que atenda a toda a população, sem nenhum tipo de discriminação. Hoje, o SUS é a maior política de inclusão social existente no País. Um dos pressupostos desse grande sistema é que a participação social seja atuante e contribua para o seu desenvolvimento. Desde então, conferências vem sendo realizadas para facilitar a participação social.
2001 é um ano de Conferências, e as Conferências Municipais são precedentes para as Conferências Estaduais de Saúde e posteriormente a 14ªConferência Nacional de Saúde. Saboeiro realizou no último dia 09 de Junho a sua 4ª Conferência Municipal de Saúde, tendo realizado previamente quatro Pré-Conferências nos Distritos Malhada, Barrinha, São José e Flamengo.
A 4ª Conferência Municipal de Saúde de Saboeiro reuniu o Prefeito Municipal, Dr. Marcondes Ferraz, Dr. Rondinelle Alves do Carmo e Dr. Francisco Edson dos Santos Leite, Secretário e Sub-secretário da saúde, respectivamente, e outras diversas autoridades do seu governo, além de representantes da 18ª CRES, e a presença do Acessor em Saúde Pública,  Alberto Malta Júnior (palestrante). Contou também com a presença da Dra. Ana Paula David, Secretária de Saúde do município de Assaré. Na plateia que praticamente lotou o Ginásio Padre Slag, onde fora realizado o evento, diversos funcionários ligados à Secretaria de Saúde, representantes de Igrejas, Associações, Sindicatos, Conselhos, Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes doPró-Cidadania  e Vigilância sanitária.
Do encontro saíram propostas para melhoria dos serviços do SUS no município, e foram eleitos quatro Delegados para a Conferência Estadual de Saúde.
A plenária final apresentou as propostas aprovadas nos grupos. As fotos abaixo testemunham a realização do momento.
As propostas aprovadas foram:
GRUPO 01
PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE E CONTROLE SOCIAL
- Fortalecimento dos conselhos municipais de saúde;
- Capacitação para os conselheiros para a comunidade;
-Conhecimento de todos os membros do conselho;
- Fortalecimento e participação da comunidade nas pré – conferencias municipais de saúde;
- Sediar um fórum micro-regionalide conselheiros para ano no município;
- Garantir deslocamento e alimentação para os conselheiros participarem da reunião;
- Sensibilizar através da mídia local a importância da participação nas reuniões do Conselho;
- Disponibilizar antecipadamente as pautas das reuniões para os conselheiros, para aprovação posterior;
- Criação de ouvidoria voltada para a saúde;
- Garantir no Plano municipal de saúde realização das ações do CMS;       
- Fortalecer os fóruns microrregionais de Conselheiros de Saúde;
- Defender o nome de um conselheiro de saúde no comparecimento da coordenação dos fóruns microrregionais de saúde;
- Comissões técnicas dentro do CMS
Grupo 02
- Realizar reuniões intinerantes do CMS mediante planejamento;
- Promoção de informações realizadas em relação aos encaminhamentos médicos da ESF;
-Promover curso de gerenciamento de recursos hidricos para as famílias que foram beneficiadas com as cisternas de placa;
- Ampliar as construções das cisternas de placas nas comunidades;
- Capacitação com relação ao não uso do agrotóxico;
- Melhorar o acesso da infra-estrutura das estradas;
- Tratamento da água dos distritos;
- Aumentar o número de visitas médicas nos distritos e sítios.
PROPOSTAS PARA MELHORAR O TRABALHO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
- Incentivo mensal;
- Piso salarial nacional;
- Protetor solar;
- Curso de capacitação dos ACS.
GRUPO 03
- Conscientizar e promover a saúde do homem no município;
- Intensificar as ações de Combate a Dengue;
- Agilidade na coleta e entrega dos exames;
- romover educação em saúde referente a saúde da mulher (Intensificar as ações)
- Intensificar o fortalecimento da atenção básica-primária (ACS);
- Criar informativos para divulgar os serviços de saúde disponíveis no município, um LINK com informação sobre as equipes de PSF;
- Melhorar o atendimento hospitalar (Humanização para alguns profissionais).
Para o Prefeito, Municipal, Dr. Marcondes Ferraz, que falou em entrevista ao Jornalista Amaury Alencar, “é muito importante essa conferencia para o município de Saboeiro, é uma demonstração que nós que fazemos parte dessa administração, comnossos secretários, estamos imbuídos, envolvidos numa administração mais séria, mais correta, mais justa, e principalmente numa área de suma importância para nós de Saboeiro [...], para que possamos ouvir do povo, ouvir das lideranças comunitárias, ouvir  do cidadão quais são as reivindicações,  o que estamos procurando corrigir, quais são as ações que devemos atacar com mais frequência, com mais emergência, com mais rapidez, apesar de que a gente já tem feito muito por Saboeiro. [...]Na realidade nós temos que pedir muito a Deus que nos ajude, nessa parceria com o Governo do Estado, que é muito importante. O Governo tem nos ajudado muito, então vamos ouvir aqui as reivindicações das pessoas da comunidade. A gente tem um trabalho muito democrático,  sincero. A gente tá aqui pra ouvir, pra escutar, aceitar o que nós erramos, porque nós estamos aqui para melhorar cada vez mais. Acredito que o povo de Saboeiro hoje está consciente que a Administração é voltada pra eles, é voltada par ao povo de Saboeiro, e não pra pessoas individuais. E a gente levando isso para o Governo do estado, com a amizade que nós temos com o nosso Secretário de saúde, que é o  Arruda, nós temos como crescer cada vez mais a saúde de Saboeiro.”
O Secretário de saúde, Dr. Rondinelle Alves do Carmo, reforçou as palavras do Prefeito Municipal, falando das realizações da Secretaria de Saúde, ressaltando o trabalho intensivo na parte de promoção e educação em saúde no município. “Quando nós assumimos aqui o município, a gente percebeuque havia uma necessidade muito grande de trabalhar a saúde nas escolas, com as crianças, com os adolescentes, e começar a trabalhar a temática das drogas, que está cada vez mais frequente no meio da sociedade, a questão da dengue, e também a questão dos acidentes automobilísticos,  visto que existe um grande número de pessoas que pilotam moto sem capacete. Então estamos trabalhando fortemente esse ano a parte de educação e promoção da saúde visando uma maior qualidade de vida dentro do município, mas não esquecendo, com certeza, da assistência como atendimentos médicos, com todas es equipes de PSF completas, a parte do hospital com plantões médicos 24 horas, cirurgias que também estão sendo realizadas todo mês para atender as necessidades da população desse município e o número considerável de consultas especializadas e exames médicos realizados.”
Dr Ivan, representante da 18ª CRES, informou que a função da entidade, é dar orientação, acompanhar os municípios ligados à 18ª CRES não só nas conferências, mas em período integral. “As conferências é uma oportunidade que os municípios têm a cada quatro anos de melhorar as questões da saúde. Nós sabemos que apesar de todas as dificuldades que existem , o SUS ainda é o plano de saúde que o país tem considerado um dos melhores, porque quando você chega num tratamento de alta complexidade, de alto custo, os planos de saúde privados fogem disso. Quem cobre é o SUS. Então nessas conferências,  como já houve melhorias a partir de propostas de conferencias anteriores, o município então tem oportunidade de fazer propostas que possam melhorar ainda mais a qualidade do acesso e  atendimento  do Sistema Único de saúde. “
Durante a 4ª Conferência Municipal de Saúde de Saboeiro, foi realizada a apresentação oficial do Jingle do município, com uma letra de autoria da equipe de assessoria de Comunicação da Prefeitura, Aécia Leal, Raul Sena e Jerry Andrade, numa melodia alegre que  ressalta a simplicidade do povo saboeirense, as lendas e histórias, as águas dos caldeirões a devoção à sua padroeira, N. Sra da Purificação e do orgulho de ser filho de  Saboeiro. Cada participante recebeu uma cópia impressa e em cd do jingle.
 Aécia Leal.